24 novembro 2015

Sob a escrita by Stephen King



O consagrado autor Stephen King,lançou um livro chamado "Sob a escrita-a arte em memórias",a obra que foi lançada nos EUA nos ano 2000,sob o nome de On writing,foi lançada no Brasil pela editora Suma de letras.O livro que é uma mescla de autobiografia e de um manual com dicas para quem quer se dedicar ao ramo da escrita,é muito bacana ver King contando um pouco da sua vida e também falando sobre seus métodos na hora de escrever um best seller.
 Pensando nisso,resolvi fazer um artigo,reunindo algumas das muitas dicas que ele dá nesse excelente livro,claro que aqui não estará nem um décimo do conteúdo que há no livro,mas ainda sim da pra sentir um pouco do gostinho dele.Só ressaltar que isso não será um resenha.



1-Não existe um depósito de idéias-Pág 36
(King afirma que suas idéias surgem de situações rotineiras,nada programado,tudo vem meio que de repente)

2-Ás vezes é preciso  perseverar mesmo quando não se tem vontade-Pág 71
(O autor diz que teve muitos livros que quase deixou de lado,mas graças ao um pouquinho de vontade e persistência ele seguiu em frente,e o resultado disso? Livros excelentes!)


3-Encare a escrita como quiser,menos levianamente Pág 96
(Stephen diz que não tem paciência para esse tipo de coisa,ou você escreve seriamente ou deixe isso de lado!)

4-Coloque seu vocabulário na "primeira bandeja" de sua caixa de ferramentas e não faça qualquer esforço consciente para melhora-lá Pág 104
(O autor acredita que a melhoria da escrita vem através de muita leitura e escrita persistente e que não adianta você ficar persistindo nessa melhora só através do estudo da gramática por exemplo)


5-A descrição pobre deixa o leitor confuso e miópe e a descrição exagerada o enterra em detalhes e imagens-Pág150
(Sendo assim,King diz que você deve deixar o leitor criar a sua própria imagem do personagem,fazendo através de algumas poucas dicas do autor)

6-Não se auto flagele pelos possiveis furos-pág181
(Sempre que se escreve algo e depois revisa,as chances de encontrar furos são imensas,mas não se torture por isso,porque é algo que acontece com todos.)


7-Tenha um leitor alvo- Pág 189
(O que seria um leitor alvo? É alguém que lerá sua história e irá apontar possíveis falhas ou algo do tipo,pode ser qualquer pessoa com quem você tenha afinidade,no caso de Stephen King,seu leitor alvo é sua esposa,a também escritora Thabita King.

8-Se você não tem tempo para ler,não terá tempo (nem ferramentas) para escrever-Pág 128
(Nem é preciso comentar a afirmação,né gente?)

9-Seja humilde,"não sonhe humilhar ninguém com a força de sua escrita,até que você tenha sofrido isso na pele"
(Quem melhor pra dizer isso que Stephen King)

11 comentários:

  1. Gostei mt do seu artigo,simples mas super bem escrito...Estarei sempre acompanhando seu blog,sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o artigo para quem é fã do autor...

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é um gênio da Literatura atual de terror,nem tenho mais nada pra a dizer! Amo os livros dele.

    ResponderExcluir
  4. O livro que tem essas dicas deve ser muito bom ;)

    ResponderExcluir
  5. Stephen King é demais. Eu não sabia que tinha esse livro e estou encantada e muito curiosa para saber as outras dicas dele. Eu amei as que você selecionou e comentou, são ótimas dicas para quem está começando e dicas de um mestre, né? Adorei
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

imagem-fundo imagem-logo