25 novembro 2016

Dicas básicas para o estágio em sala de aula

  

  E é assim,depois de quase quatro anos estudando,chega hora de colocar em prática um 
pouco do que você aprendeu em sala de aula em uma outra sala de aula e ai bate aquele medo junto com a expectativa e dai você começa a se questionar "será que vai dar certo?" e se os alunos não irem com a minha cara?"  "e se o professor orientador não for com a minha cara?" Pois é,são mais esses e muitos outros questionamentos que começamos a nos fazer quando chega a temida hora do estágio. E não é a toa que muitos pensam em desistir de tudo.

   Provavelmente a maioria desses medos possuem sim algum fundamento, mas como não da pra desistir,o negócio é ir em frente se preparando da melhor forma possível, pensando nisso,trouxe nesse post algumas dicas básicas pra você se dá bem no estágio em sala de aula.
     Vamos conferir? Então vem!

Não demonstre insegurança-não demonstre insegurança perante aos alunos,sei como é difícil, mas será mais difícil se eles assumirem o controle em sua aula,sem falar que fica bem mais fácil errar nessa hora,então relaxe, não se cobre muito e seja o mais natural possível,desse jeito o ambiente ficará mais leve.

Demonstre interesse e compromisso- esse item engloba várias coisas,como se inteirar do conteúdo que o professor está dando para não sair do cronograma escolar,querer saber nais da turma na qual você está e tente nunca chegar atrasado,isso não pega nada bem.



Estude!-Tá certo que já estudamos um bocado na faculdade, mas o tempo passa e provavelmente já esquecemos o que estudamos no ensino fundamental ou ensino médio nem que seja um pouco,então o melhor que podemos fazer para refrescar a memória obviamente é estudar.

Seja interativo- interaja com seus alunos,seja respondendo a dúvidas que eles venham a ter ou até mesmo preparando uma aula mais diferenciada,interativa que misture aprendizagem com um pouco de diversão, acredite,isso pode fazer muita diferença!

  E então o que acharam das dicas?digam ai nos comentários, espero que tenham gostado! Até a próxima!

6 comentários:

  1. Quando era criança, sempre pensava ser professora. Mais, eu segui outra área!
    Acho muito lindo quem ama ser professor(a) é uma profissão muito linda e ao mesmo tempo não é fácil.
    Muito bom o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas Nay! Já tive uma experiência com sala de aula e sei o quanto é difícil lecionar. Parabéns pelo post!!!
    http://dibobis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nay!
    Boas dicas! Passei por essa fase do estágio e vou contar uma coisa engraçada que aconteceu comigo. Tenho um enorme complexo da minha voz e aí numa aula prática, tive que cantar com os alunos. A profª de didática criticou a minha voz e eu disse pra ela que eu seria professora e não cantora. Hoje estou aposentada e guardo boas recordações dos meus alunos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, não sou professora mas suas dicas são váliosas
    Bjs, Keila
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estas dicas são muito boas e pode ser aplicadas em algumas outras areas também. Acho muito bom a maneira como o professor deve lidar nas salas de aula diariamente, ainda mais no ensino fundamental tendo em vista que são os mesmo todos os dias. Super beijo da Luma

    ResponderExcluir
  6. A insegurança vem do desconhecido mas fazendo com amor tudo supera ser professora é uma das profissões mais lindas do mundo. Bjs

    ResponderExcluir

imagem-fundo imagem-logo