05 julho 2017

Será que estou na faculdade certa?

   Muitas vezes quando ainda estamos no ensino médio imaginamos como será estar enfim cursando uma faculdade, mas como na maioria das vezes a realidade nem sempre corresponde as expectativas. O que é mais do que normal,seja por empolgação ou qualquer outro motivo.

  E quando se entra na faculdade ai que temos a certeza de que as coisas são bem diferentes mesmo! Seja pelas disciplinas que parecem não ter nada a ver com o curso ou você não está fazendo o curso que sempre imaginou,como por exemplo,queria fazer história, mas ao invés disso iniciou letras.

   Depois de tudo isso e algumas coisas a mais,é normal que você se questione se realmente vale a pena estar cursando tal faculdade. Nesse post darei algumas dicas baseadas em experiência própria e eu espero que elas a ajudem a pensar melhor de alguma forma.



Você se sente constantemente cansado ou desestimulado 👉 Tá certo que a faculdade não é algo fácil de se levar,então obviamente é normal se sentir cansado ou desestimulado,o problema é quando isso ocorre o tempo todo,afinal não pode ser normal não se sentir interessado ou estimulado por algo que pode definir o seu futuro.


  Você não se enxerga exercendo aquela profissão em futuro próximo 👉  Muitas vezes isso não é algo que acontece logo de cara, às vezes demora um pouco pra cair a ficha,porque é uma experiência nova,logo há muita coisa para assimilar, mas caso já se tenha passado semestres e ainda você não se vê em tal coisa,em tal profissao ,talvez seja o momento de rever algumas coisas.

Nenhuma (ou quase nenhuma) disciplina te agrada👉 Em todo curso há disciplinas que parecem ter sido criadas  somente para fazer os estudantes sofrerem,mas é aquele ditado: nem tudo são rosas,mas também não podem ser só espinhos,então é importante colocar isso na balança. 

Influências demais 👉Cursar determinada faculdade porque seus amigos cursam ou porque seus pais querem,nem sempre é um bom caminho,sem falar que isso pode prejudicar seu rendimento atual e sua satisfação no futuro.



Para pensar...

Obviamente que talvez se deva levar mais fatores em conta antes de desistir de um curso,afinal isso é uma decisão séria que só cabe a você, então pense bem e não perca tempo em algo que não te faz feliz ou não lhe dá prazer algum!

9 comentários:

  1. Oi querida,
    sempre me pergunto isso quando digo o meu curso. Quando comecei o cursinho, queria muito Odontologia » Psicologia » Fisioterapia e finalmente parei em Publicidade. Mas a minha pergunta para o curso é sempre a mesma, será que não vou ficar cansada/desestimulada e ver que aquilo não era o que eu queria?
    A minha amiga passou em 1 lugar na faculdade de Jornalismo na UFPE, depois de 4 meses largou o curso, porque viu que não era o que ela queria. Gostei do post, porque me ajuda a ver um pouco mais sobre o meu jeito de pensar.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem??

    Adorei o post, sempre bom essas dicas para pessoas que estejam passando por essas dificuldade. Sou formada em eng civil, e mesmo após formada ainda me pergunto se fiz a escolha certa, já que não exerço a profissão. Aconselho aos estudantes olharem a área, conversar com quem atua na mesma, pois emprego está difícil e a pessoa pode acabar desiludida após a formação.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Realmente, as pessoas podem acabar embarcando na faculdade errada por algum motivo que vocÊ citou acima, mas graças a Deus não é o meu caso! A cada semestre me apaixono ainda mais pela profissão e pelo curso, mal posso esperar para me formar e começar a atuar na área!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Seu post está muito bacana, de verdade. Acho que você soube definir muito bem quando não estamos satisfeitos ou no caminho errado. Eu me encontrei na faculdade que fiz e fiquei muito feliz por isso. Espero que seu texto ajude muitas pessoas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Faculdade é algo muito série, mas que muitos levam pelo fato de não ficar parado e aceita a 1° opção que passou e as vezes nem é aquilo que você sonha fazer pelo resto da vida.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Ótimas dicas!
    Me vi várias vezes cansada durante o período da faculdade, mas nunca pensei em desistir dela. Estava em dúvida no começo, mas quando comecei as matérias principais, percebi que era exatamente o que eu queria fazer. Sou apaixonada pela minha profissão, em especial a parte que envolve literatura, então não posso me queixar.
    Então, para quem está nesse dilema, concordo com você em rever a situação e pensar se vale realmente a pena em investir em algo que não fará a pessoa feliz.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a postagem e as dicas foram realmente úteis. Graças a Deus não tive nenhum problema com a minha faculdade, e já estou no último semestre. Acho que a maior dica que posso dar é: faça aquilo que você ama, sem ligar para que os outros vão dizer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nayla!
    Esse post é para refletir! Também já passei por esses questionamentos na época da faculdade, fiquei super indecisa, mas as dúvidas passaram quando decidi ver como era a profissão na prática. Os estágios e o dia-a-dia da profissão me fez ver que era realmente isso que funcionava para mim.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do post, pois eu mesma com meus vinte e dois anos ainda não decidi o que irei cursar, são tantas dúvidas e medo de me arrepender.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

imagem-fundo imagem-logo